o que é um leilão condicional?

O Que é Leilão Condicional? Conheça Suas Características!

Os leilões, de forma geral, apresentam diversas categorias. Pessoas familiarizadas com o tema podem já ter ouvido falar sobre o leilão condicional. No entanto, é possível que ainda existam dúvidas a serem esclarecidas sobre o tema.

Questionamentos como “Posso desistir de um lance condicional? é uma das dúvidas que serão respondidas nesse texto sobre essa modalidade de leilão, assim como o significado de lote em condicional, por exemplo.

Além disso, nesse texto, iremos explicar com detalhes o funcionamento do leilão condicional e todos os principais cuidados para se ter ao entrar nessa modalidade.

Buscando investir em leilões de imóveis? Conheça o Método de Análise Pró

O que é o leilão condicional?

Para entender o leilão condicional, é importante esclarecer o que significa o valor mínimodurante o processo de leilão.

O valor mínimo se trata do menor preço para que um lote seja vendido. Caso a maior oferta recebida fique inferior valor estipulado, ocorre o chamado lance condicional.

Outra informação importante é o lote condicional e seu significado. De forma geral, o lote é um conjunto de bens que vão ser leiloados, sejam eles de diversos veículos ou materiais, por exemplo.

No caso do lote condicional, significa que é um lote que faz parte de um lance condicional. Se um arrematante lança um preço inferior menor do que o espero, o leto fecha em status condicional.

De forma geral, nesse caso, a empresa entra em contato com o vendedor para diminuir o preço e com o comprador para aumentar a oferta. Existem diversos tipos de leilões condicionais, inclusive,o leilão da receita federal.

A grande diferença entre o leilão tradicional e o leilão condicional, portanto, tem a ver com o tempo de espera para os acordos, que costumam ser maiores para o segundo caso.

Benefícios do leilão condicional

A negociação é o principal benefício do leilão condicional, isto é, a possibilidade de um acerto entre as partes para que todos saiam ganhando.

Existe a possibilidade de uma contra oferta para que o valor mínimo seja menor ou que o arrematante se disponha a pagar mais pelo bem.

Como o leilão condicional funciona?

Caso você deseje participar de um leilão condicional, em primeiro lugar, é preciso estar atento e consultar as condições de venda e pagamento liberadas para cada leilão, entender qual é o tipo de oferta.

Sabendo disso, é importante também conhecer o passo a passo de um leilão condicional. Em primeiro lugar, é preciso que o consumidor dê seu lance, isto é, o valor que quer pagar pelo objeto em questão.

Após isso, o leiloeiro deve avaliar a oferta antes de passá-la para a parte vendedora, podendo aceitar ou não e, ainda, contra ofertar. No último caso, inclusive, cabe ao consumidor aceitar.

Caso ele aceite, o processo dá sequência aos trâmites básicos para que ocorra o pagamento e o recebimento do bem.

Se o vendedor resolver fazer uma contraproposta em relação ao lance condicional, o comprador terá um novo prazo informado para avaliar a nova oferta. O lote, durante esse momento, permanece suspenso em situação condicional.

Se a nova proposta for aceita, a negociação continua. Caso contrário, o lote condicional retoma ao leilão para que seja comprado por outra pessoa interessada.

entenda o funcionamento do leilão condicional

Como funciona o leilão da receita federal?

Com o objetivo de aumentar a arrecadação, a Receita Federal realiza leilões para vender mercadorias. E quem pode participar do leilão da receita federal?

Qualquer pessoa física ou jurídica que não tenha pendências com a Receita Federal pode participar, de forma geral. No entanto, os editais variam e podem haver processos apenas para pessoas jurídicas.

É possível acessar o site da Receita para conferir os leilões abertos. Para estar apto a participar de um leilão da receita federal, é preciso ter um certificado digital e um código de acesso, conseguido através do Portal e-CAC da Receita Federal, que vale por dois anos.

A origem dos bens desses leilões são muitas vezes oriundas de apreensões realizadas pelo próprio órgão de objetos, como, por exemplo:

  • Produtos internacionais não declarados na alfândega;
  • Produtos comprados online para fugir do fisco;
  • Veículos usados para o transporte ilegal.

Eu posso desistir de um lance condicional?

Muitas perguntas podem perguntar se eu posso desistir de um lance condicional? No entanto, para os 3 dias úteis após a realização do leilão, não é possível.

Somente ao passar desse prazo e o vendedor não enviar uma resposta, então, o participante pode desistir do lance.

Quais são os cuidados necessários?

Os cuidados do leilão condicional são bastante semelhantes aos leilões mais tradicionais, demandando consciência sobre todas as etapas do processo para evitar problemas futuros.

Confira 4 cuidados para se ter ao participar de um leilão condicional.

  • Ter atenção ao edital;
  • Analisar a descrição do lote;
  • Planejar bem os lances;
  • Manter o controle dos pagamentos.

Atenção ao edital

O edital é uma peça chave para qualquer leilão. Por isso, deve ser lido com todo cuidado e minuciosidade. Afinal, é lá que estão todas as informações sobre a negociação como, por exemplo:

  • Informações do lote;
  • Condições de pagamento;
  • Venda condicionada à aprovação do comitente vendedor ou não.

Analise a descrição do lote

Não menos importante, a análise da descrição do lote também precisa ser feita com muito cuidado. Boas plataformas de leilão informam se terá condicionalidade no leilão, inclusive.

Planeje seus lances

É preciso pensar bem na hora de escolher o seu lance, pois a venda depende que o vendedor a aprove. Isso significa dizer que o maior lance não será obrigatoriamente o arremate do lote, por exemplo.

Mantenha o controle dos pagamentos

Por último, a organização dos seus pagamentos quando sua oferta for aceita. Afinal, é obrigação do arrematante acompanhar esse processo condicional e efetuar o pagamento sob as condições do edital pré-estabelecidas.

O que significa repasse em leilão?

O repasse em leilão é o nome dado ao ato de transferência de bens para uma pessoa, seja física ou jurídica. Vale ressaltar que ele acontece sem nenhuma garantia ou revisão.

Conclusão

Ao longo do texto foi possível entender como funciona o leilão condicional e seus conceitos, como, por exemplo, o significado do lote em condicional e o funcionamento do leilão da receita federal.

Os conhecimentos sobre leilões condicionais e até mesmo dos tradicionais, sobretudo de imóveis, podem ir muito além. Por isso, se você é advogado e interessado nesse ramo, conheça o treinamento para advogados e especialize-se em leilões de imóveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *