vantagens de investir em imóveis

Investimento Em Imóveis: Veja Como Investir Com Segurança!

Existem diversos tipos de imóveis e, assim como qualquer empreendimento, é possível investir no potencial dele. Você já parou para pensar em como o investimento em imóveis pode ser feito com segurança?

Para um imóvel ser considerado um investimento, em primeiro lugar, é preciso que você não more nele. Dito isso, desde residenciais, passando por lajes corporativas e até chegando a loteamentos, não faltam oportunidades de investir em imóveis.

Rentabilidade com aluguel, por exemplo, é uma das formas de investir em imóveis. Nesse artigo iremos apresentar as vantagens de investir em imóveis, inclusive, em 2021, sempre com segurança.

Treinamento Para Advogados: Especialize-se Em Leilões De Imóveis

Por que investir em imóveis?

Os imóveis são um dos investimentos favoritos dos brasileiros. E por que investir em imóveis, principalmente em 2021?

Esse fato acontece porque fazer investimento em imóveis é uma forma de construir um patrimônio seguro e lucrativo, permitindo uma estabilidade com excelentes retornos.

Vale a pena investir em imóveis em 2021?

Ao contrário do que se possa pensar, o investimento em imóveis em 2021 continua sendo lucrativo. Mas por que vale a pena investir em imóveis em 2021?

Apesar da pandemia, o segundo trimestre de 2020 registrou uma alta de 10,5% na venda de imóveis em relação a 2019, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

Outro dado desta pesquisa que corrobora com o porquê de investir em imóveis em 2021 é a quantidade de imóveis comercializados entre abril e maio: 31.627.

Embora o coronavírus tenha trazido incertezas na economia brasileira, a quantidade de pessoas com intenção de investir em imóveis se manteve em alta no quarto trimestre de 2020.

Esse dado foi confirmado na pesquisa realizada no último Raio-X da FipeZap de Perfil da Demanda de Imóveis. 46% dos possíveis compradores de imóveis acreditam que investir em imóveis para alugar é um bom negócio.

Em um contexto de queda da pandemia e aceleração da vacina, o investimento em imóveis em 2021 permanece atraente, ou seja, vale a pena investir em imóveis na pandemia também.

Vantagens de investir em imóveis

Existe uma série de vantagens de investir em imóveis. São elas:

  • Segurança;
  • Valorização do imóvel;
  • Renda;
  • Proteção da inflação;
  • Diversificação;
  • Benefícios fiscais;
  • Aumento do patrimônio.

Segurança

A demanda por moradia nunca irá acabar, mesmo em crises, como a do coronavírus em 2020. Sempre vão existir pessoas procurando algum espaço para alugar ou para trabalhar, por exemplo.

Outra segurança que o investimento em móveis permite é por ele ser blindado à quebra de bancos ou até mesmo a poupança, pelo governo. Isso garante bastante estabilidade – elemento essencial para quem quer investir em imóveis com segurança.

Valorização do imóvel

Há um grande potencial de valorização no Brasil. Isso acontece por dois fatores. O primeiro é o aumento populacional, que gera obrigatoriamente mais demanda.

O segundo se trata do déficit habitacional no País, que chega a 5,5 milhões de residências, segundo pesquisa sobre o Déficit Habitacional no Brasil feita pelo IBGE em 2015.

A tendência, portanto, é que o aumento da procura por imóveis cresça mais rapidamente que a demanda do setor civil. Dessa forma, com essa projeção, também vale a pena investir em imóveis na pandemia.

Renda

Quem não gostaria de ganhar dinheiro sem qualquer esforço? E é exatamente isso que o investimento em imóveis permite, já que é negócio de renda passiva.

Muitas pessoas preferem continuar alugando apartamentos e locais de trabalho do que arcar com juros de um imóvel, seja por planos pessoais ou por condições financeiras.

Por exemplo, quem aluga pode ter pretensões de trocar de cidade, e por isso, não planeja comprar imóveis na cidade que se encontra.

Dessa forma, nunca vai faltar pessoas buscando um imóvel, mesmo na pandemia, o que mostra, mais uma vez, que vale a pena investir em imóveis em 2021.

Proteção da inflação

Investir em imóveis para alugar é um bom negócio também porque protege de forma direta o seu poder de compra.

As parcelas que você recebe, seja na compra de um apartamento, no valor dos aluguéis ou qualquer outra fonte são atualizadas de forma automática pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC), responsável por indicar a inflação de preços nesse setor.

Diversificação

Outro exemplo das diversas vantagens de investir em imóveis é a diversificação. Quando se fala em buscar mitigar os riscos de ativos, percebe-se que investir em imóveis para alugar é um bom negócio.

Os investimentos em imóveis são uma das formas de reduzir esses perigos de alocação única. Afinal, ele diversifica o portfólio do investidor com segurança.

Imagine um cenário em que você investe apenas em ações na bolsa de valores. Caso as empresas que você escolheu na sua carteira tenham baixa, você será afetado 100%. Alocando o investimento em imóveis, isso não aconteceria.

Benefícios fiscais

Embora varie de acordo com a forma que se faz o investimento em imóveis, é possível conseguir reduções de juros de hipotecas, despesas operacionais, seguros e depreciação.

Além disso, existe a isenção do Imposto de Renda para pessoas que usam todo o dinheiro da venda na aquisição de outro imóvel residencial brasileiro, no prazo de 180 dias.

Aumento do patrimônio

Quando se fala de aumentar patrimônio, é preciso disciplina. Existem muitas pessoas, por exemplo, que não conseguem colocar dinheiro todo mês em uma aplicação.

E por que investir em imóveis em 2021 ajuda nisso? Com o capital imobilizado, isso se torna mais simples, pois a chance de vender o imóvel será pequena e a renda passiva será contínua.

Qual o melhor momento para investir em imóveis?

As vantagens apresentadas mostram o porque investir em imóveis em 2021 ou em outros anos. No entanto, sempre há um momento ainda mais adequado para o investimento em imóveis.

Em 2020 e 2021, o mercado imobiliário mostra um crescimento cada vez mais acelerado após o período de recessão. Dessa forma, virou uma grande aposta dos investidores.

A queda de juros que vem junto a um momento após uma crise – como é o caso do declínio da pandemia, inclusive – e o reaquecimento da economia é um bom período para investir em imóveis.

No entanto, isso não significa que não se deva investir em outros momentos, afinal, investir em imóveis para alugar é um bom negócio sempre.

Qual o melhor tipo de imóvel para investir?

Não faltam opções de empreendimentos para investir quando o assunto é mercado imobiliário. Mas quais são os melhores tipos de imóveis? Aqui iremos apresentar duas opções bastante vantajosas: imóveis em terreno e em planta.

Terreno

Os terrenos costumam valorizar em uma alta velocidade, podendo gerar grande lucro, ou seja, ser vendidos em um valor muito superior ao que foi adquirido. Como consequência, é possível também reinvestir esse dinheiro.

Essa realidade é muito forte em cidades grandes e com expansão de urbanização horizontal, como, por exemplo, condomínios de luxo. Nesses casos, a margem de lucro é ainda mais alta.

Dependendo do investimento que você faz até para melhorar o terreno, pode gerar um grande retorno no valor que você pagou nele. Por isso, pode valer a pena investir em imóveis na pandemia até mesmo.

Qual o melhor tipo de imóvel para investir?

Imóvel na planta

A segunda opção são os imóveis na planta. Esse formato acontece no começo de uma obra, quando se compra uma unidade em um valor menor do que será quando estiver construída.

O objetivo desse investimento, muitas vezes, é revender o espaço quando ele estiver pronto, ou até mesmo ainda em construção. Contudo, também é possível alugá-los.

Nesse contexto de projeção, é preciso confiar na construtora para evitar futuros problemas.Por isso, vale atentar para três fatores:

  • Características do imóvel;
  • Finalidade;
  • Localização.

Como investir em imóveis gastando pouco?

Uma pergunta que pode surgir é: então, como investir em imóveis com pouco dinheiro? O consórcio imobiliário é uma das maneiras de investir em imóveis com pouco dinheiro.

Ele funciona como os outros consórcios, ou seja, de forma conjunta com outras pessoas para comprar um imóvel .

As mensalidades são pagas pela administração e, ao quitar o valor, o investidor recebe a carta de crédito do valor que pagou. Esse valor servirá para comprar um imóvel usado ou novo.

Um outro ponto positivo desse modelo é que não existe muita burocracia e juros, somente a taxa de administração. Assim, a resposta para como investir em imóveis com pouco dinheiro está nessa opção.

Conclusão

Nesse artigo foi possível entender porque investir em imóveis em 2021, como investir em imóveis com pouco dinheiro e quais as vantagens de investir em imóveis nesse contexto.

Agora que você já sabe como funciona o investimento em imóveis, precisa de um método que ajude na hora de escolher seu imóvel.

Quer identificar as melhores opções de investimento em imóveis? Conheça o Método de Análise Pró!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *